segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Publicar conteúdo com código fonte destacado com SyntaxHighlighter

Muitas vezes que navego entre blogs de tecnologia encontro muito código fonte no meio da publicação, mas nunca dei muita atenção no que havia por de trás da formatação do trecho de código que sempre é destacado do conteúdo do post e muito bem identado, com a numeração das linhas e muito mais.
Foi então que precisei utilizar este tipo de formatação aqui no blog e corri atrás de informações sobre tal tecnologia. Logo de cara já percebi que teria que mecher com CSS, mas procurei algum plugin para instalar no Blogger, mas só achei para o WordPress. Continuando a pesquisa encontrei um conteúdo muito interessante no site da google: https://code.google.com/p/syntaxhighlighter/, mas na página tinha uma informação dizendo que o conteúdo era antigo e indicando o site do projeto SyntaxHighlighter: http://alexgorbatchev.com/SyntaxHighlighter/.

Trata-se de uma biblioteca muito completa e funcional, você pode apenas referenciar os arquivos .js e .css direto do site do projeto ou se preferir fazer o download da biblioteca toda, jogar em seu servidor e apontar para os arquivos.

A biblioteca conta com sintaxe para diversas linguagens, inclusive você pode facilmente incluir novas linguagens à biblioteca

Visite o site do projeto e veja alguns exemplos!

http://alexgorbatchev.com/SyntaxHighlighter/manual/installation.html
http://alexgorbatchev.com/SyntaxHighlighter/manual/brushes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário